Featured Video Play Icon

Vídeo fitas High Power – 12v – 24v Pro

Os cinco princípios fundamentais na escolha de uma fita de LED  – (12V-24V127V – 220V)

 

Muita vezes nos sentimos confusos e inseguros na hora de escolher qual produto comprar em meio a tantas opções. Com as fitas de LED ocorre o mesmo, qual fita de LED comprar?

São tantas opções e variedades de fitas existentes, que é fácil ficar em dúvida. Para piorar, as informações disponíveis são muito poucos e nem sempre são suficientes para ajudar, as vezes confundindo mais ainda. Dessa forma e com o intuito de ajudar  àqueles que precisam comprar fitas de LED, mas que não sabem como escolher foi que  escrevemos este pequeno resumo.

Vamos começar pelos cinco pontos que acreditamos ser fundamental conhecer na hora de escolher qual fita de LED comprar. Embora eles estejam resumidos, ainda assim, eles conseguem abordam os aspectos mais importantes da construção e parte técnica de uma fita de LED são eles:

  • Voltagem das fitas LED
  • Brilho / eficiência
  • Temperatura de Cor
  • Grau de Proteção (Classificação IP)
  • Segurança

Voltagem das Fitas de LED

As Fitas de LED funcionam em tensão baixa, que pode ser de 12 e 24 volts. Sendo assim, você irá precisar de uma fonte de alimentação para transformar corrente que entra (alternada CA) em corrente que sai (contínua CC) e adaptar a tensão da rede à necessidade da fita. Existem também as fitas de alta tensão em 127 v e 220 v, estas são ligadas diretamente à rede elétrica, através de um controlador (retificador) contido em um conector.  Infelizmente estas últimas precisam de um cabo conector de uso obrigatório. Contudo, existem fitas diretas disponíveis no mercado,  que não precisam de nenhum tipo de conector especial ou ratificador para serem conectadas diretamente à rede elétrica em 127 v ou 220 v. A Studio LED disponibiliza esse tipo de fitas.

Em resumo: as fitas de LED podem ser em 12 v – 24 v ou ainda diretas em rede 127 v ou 220 v.

Brilho e Eficiência

Outro aspecto de muita importância na escolha do tipo de fita,  é encontrar uma boa relação entre a luz produzida (luminosidade) e eficiência.  Esta relação de potência de iluminação (Lúmen) e eficiência luminosa é a principal responsável pelo modelo de chip das fitas.

Para calcular a eficiência de uma fita de LED, precisamos dividir a quantidade de lumens produzidos pelo número de Watts consumido. Dessa forma, poderemos encontrar com mais facilidade a fita adequada ao pacote luminoso requerido. Nesta tabela, vemos os exemplos dos chips mais comuns e sua eficiência (Lúmen / Watts):

Temperatura de Cor

Outro importante fator a levar em conta ao selecionar a fita, é a Temperatura de Cor da fita. Dependendo do uso a ser dado, podemos dividir os tipos em fitas de LED de uma única cor, fitas de LED RGB e fitas de LED híbridas.

Fitas de uma única Cor (2700K – 4000K – 6000K) ou coloridas, são as fitas de LED que reproduzem uma única cor em todos os seus chips de LED. Eles existem em todas as cores básicas: vermelho, verde, azul ou amarelo, bem como em branco neutro (4000K), branco frio (6000K) ou branco quente (2700K).

A tonalidade de Cor 2700K corresponde a Temperatura de Cor mais conhecida como branco Quente, esta dá ao ambiente uma sensação de aconchego e relaxamento, com luz em tom amarelado, lembrando as antigas lâmpadas incandescentes.  Esse tipo de luz é recomendado em ambientes residenciais ou onde seja requerido certo relaxamento mental e descontração corporal.

Já a Temperatura de Cor 4000K ou Branco neutro: Também chamada de luz natural ou luz do dia, fornece uma cor natural sem tons adicionais. Recomendado para espaços públicos ou comerciais.

Por último temos a Cor em 6000K em diante, o que torna a Cor da luz, cada vez mais azulada. Essa Temperatura é mais conhecida como Branco Frio: possui tons de azul claro, também conhecido como Branco Polar devido aos tons de azuis.

Em suma, é uma tonalidade de Cor recomendada para ambientes industriais ou de trabalho, tais como: escritórios, repartições Públicas, bancos etc. onde se requer maior dinâmica. Por último, todas as Temperaturas de Cor estão relacionadas ao chamado Ciclo Circadiano que regula todos os organismos vivos e o nosso próprio corpo. Para saber mais clique no link em azul.

Fitas  RGB:Fitas LED RGB são fitas onde cada um dos diodos(LED) pode conter  as 3 cores básicas: vermelho, verde e azul (Red – Green – Blue) combinando-as em muitas outras cores. Portanto, ideais para desenvolver efeitos especiais e ambientes.

Logo, quando comparadas com as fitas de cor única, as fitas RGB fornecem menos luz. Em compensação,  fornecem uma infinidade de possibilidades de iluminação, em qualquer tonalidade de cor, além da possibilidade de programar efeitos da mudança de luz ou mesmo o controle de intensidade da luz obtida. Em síntese: podem ser controladas via computador ou outro tipo de controlador.

Grau de Proteção (Classificação IP)     

O último dos conceitos a ser levado em consideração ao escolher a fita, é saber qual proteção você vai precisar dependendo de onde está sua instalação. O Diodo Emissor de Luz (LED) é sensível à água e à abrasão da poeira ambiente. A classificação que indica a proteção das luminárias é o IP. Esta classificação consiste em dois números: o primeiro indica a proteção contra corpos sólidos e sedimentos como poeira e o segundo, contra água e umidade. Em resumo: fitas com Grau de Proteção 20 (IP 20) não possuem nenhuma proteção externa e fitas com Proteção (IP 65) possuem Proteção a água, mas não podem ficar submersa abaixo de 1 metro. Concluindo, se você precisa de fitas que fiquem dentro de espelhos d’água ou dentro de fontes você deverá usar as fitas com Grau máximo de Proteção, as com Grau de Proteção IP68, á Prova d´água.

Dessa forma: Como regra geral, podemos estabelecer que quanto maior o grau de proteção IP, mais protegido é o equipamento. Mas cuidado, ao usar fitas de LED com perfil, procure usar sempre fitas com IP20, sem proteção de silicone. Neste caso,  a proteção será feita pelo difusor do perfil. Caso precise usar em ambientes externos, consulte um profissional, ele saberá lhe orientar.

Segurança

As fitas de baixa voltagem (12 v ou 24 v) são muito seguras, podendo ser manuseadas sem medo de choque elétrico, devido sua baixa voltagem.  Ao usar uma fita de baixa voltagem, o perigo de choque elétrico é consideravelmente reduzido. Conclusão, a voltagem em 12 e 24 volts são tão baixas que se torna imperceptível a corrente produzida por elas.

Contudo, para as fitas em 127 v ou 220 v, é necessário maior precaução de isolamento e manuseio, devido à alta tensão em rede elétrica.  As fitas diretas disponível nas lojas de varejo, só podem serem ligadas através de um cabo ou conector especial e sem esse cabo, elas queimam ao serem ligadas.

Contudo, a Studio LED comercializa, com garantia própria, as únicas fitas de ligação direta em rede,   revestidas de uma exclusiva proteção contra fogo. Em suma, as fitas diretas da Studio LED possuem proteção anti-chama e não usam cabo ou conector especial para serem ligadas. 

Conclusão: ao comprar sua fita de LED, procure identificar quais dos fatores explicados aqui, atendem suas necessidades e boas compras.

 

Deixe um comentário