As fitas de LED digital são a evolução das fitas RGB analógicas, são chamadas de digital devido ao fato de usarem um microprocessador individual para cada chip LED e por poderem ser programadas e controladas via software, incluindo de vídeo. As fitas de LED digital também são chamadas de fitas de vídeo, Dream Color, pixel, fitas endereçáveis ou ainda fitas A RGB, onde A corresponde a palavra “Addressable” anavar for sale in usa em inglês ou “endereçável” e uma variedade de outros nomes. Todas pertencendo à mesma categoria: fita de LED digital.
Fitas Digitais X Fitas Analógicas
De forma simples vamos tentar mostrar as principais diferenças, vantagens e aplicações das fitas analógicas e das fitas digitais.
Principais diferenças entre as fitas de LED digitais e analógicas
Em primeiro lugar, examinamos as principais diferenças entre as tiras de LED analógicas e digitais, para ter certeza de que entendemos totalmente esses termos.
Fitas de LED analógicas:
- Todos os diodos são acesos em uma cor na fita de LED
- Pode ser controlado por DMX
- Segmento de corte é de 3 ou 6 LEDs
- Decorações para casa, estúdios de TV, ao ar livre, uso outdoor;
Fitas de LED digitais:
- Você pode controlar cada diodo de LED separadamente, criando várias cores em uma fita de LED
- Pode ser controlada por software de vídeo, transmissão de vídeo ao vivo, Art-Net, cartão SD, etc;
- pode ser cortado e controlado de um em um LED, ou seja, você pode endereçar uma cor para cada LED individualmente.
-
Pode ser aplicada em todos os lugares da fita RGB analógica. Contudo, por sua versatilidade e facilidade para controlar até um único chip (endereçamento) essas fitas tornam-se ideal para cenografia, televisão, vídeo, clubs, casas de show, casas noturnas, etc;
Fitas de LED analógicas
Mudança de cor
As fitas analógicas só permitem que você tenha uma única cor de cada vez para toda a fita de LED. Você pode alterar a cor a qualquer momento para toda a fita, mas não pode alterá-la para uma seção dos LEDs.
Sistema de controle
As fitas de LED analógicas podem ser controladas por controladoras DMX até os mais simples controles, contudo, sempre numa única cor.
Voltagem
Normalmente, as tiras de LED analógicas usam voltagem de 12V, 24V ou 127V-220V. Elas são normalmente distribuídas em rolos de 5 metros e usam entre 30 a 60 diodos LED por metro (versões com menos ou mais diodos por metro estão naturalmente disponíveis).
Onde usar
O uso típico de tiras de LED analógicas é para decoração de casas, restaurantes, bares, iluminação externa, shoppings, etc…
A fita analógica se encaixa perfeitamente em diversos locais e instalações onde você precisa de uma única linha de cor como fonte de luz decorativa. Da parte superior esquerda no sentido horário: exemplos mostrando dois tamanhos diferentes de estúdio de TV com fitas analógicas; fita de LED analógica como luz decorativa em um edifício; e um clima criando luz de fundo em um bar
Fitas de LED digitais
Mudança de cor
O principal benefício das fitas digitais é que você pode controlar cada um dos diodos de LED separadamente, criando várias cores em diferentes seções de uma tira de LED ou individualmente em cada chip uma cor diferente.
Isso permite que você use tiras de LED digitais para exibir até mesmo vídeos. Isso é conseguido graças a chips adicionados (IC) diretamente dentro do diodo LED ou na placa digital da fita.
Diferente das fitas RGB comuns, as fitas digitais têm um controle de chip IC integrado e de acordo com o protocolo empregado na arquitetura de construção da fita digital, cada IC pode ser completamente independente dos outros IC em termos de controle da cor emitida, embora todos os microprocessadores de uma fita se comuniquem um com o outro.
Sem o controle IC integrado, a fita de LED digital não consegue atingir as mudanças, efeitos e controles de core e nem mesmo o comando de cenas. É graças ao microprocessador e a toda tecnologia envolvida, as fitas digitais podem efetuar as muitas mudanças de cores por chip ou grupo de até 3 chips.
Sistema de controle
As fitas de LED digital são mais complexas de controlar, mas apenas diante da necessidade de fornecimento de conteúdo de vídeo, do contrário, os controles e programações fornecidas atendem a todas as necessidades dos usuários comuns.
No nível do hardware, as fitas digitais recebem as informações do vídeo por meio de SPI (Serial Protocol Interface). Cada diodo da fita digital usa um pedaço de dados RGB no pacote de dados SPI para executar as ações e endereçamentos.
Existem muitos chips IC de controle e cada um deles usa um tipo diferente de sinal SPI. Os tipos mais comuns são WS2811, WS2812, TM1803, TM1809, SK6812, UCS, APA102 ou APA104.
Voltagem
As fitas de LED digital geralmente funcionam com uma tensão de 5 V, embora também existem algumas versões de 12V ou 24V (estas permitem o controle de apenas 3 diodos de LED como sendo um único pixel).
Aplicação
As fitas digitais de LED podem ser usadas para obter incríveis efeitos de luz animada em interiores de clubes, estúdios de TV, programas de TV e até mesmo em edifícios. Eles podem ser usados como decoração, mas também para exibir conteúdo de vídeo para fins publicitários. Este amplo espectro de opções permite que você seja mais flexível e inovador com seus projetos de LED.
Padrões de comunicação
Com a comunicação SPI de fitas de LED digitais, não existe apenas um padrão. Existem muitos chips IC de controle e cada um deles usa um tipo diferente de sinal SPI. Os tipos mais comuns são WS2811, WS2812, TM1803, TM1809, SK6812, UCS, APA102 ou APA104.
Arquitetura de um chip LED digital 2812 e seu IC (microprocessador) alojado no chip. Todos os fios de ligação são em ouro para uma perfeita condução e ligação termoelétrico.
Resumo:
As fitas de LED digital são a evolução das fitas RGB analógicas, são chamadas de digital devido ao fato de usarem um microprocessador individual para cada chip LED e por poderem ser programadas e controladas via software, incluindo de vídeo.
Com as fitas analógicas todos os diodos são acesos em uma cor na fita de LED, pode ser controlado por DMX, o seu segmento de corte é de 3 ou 6 LEDs e pode ser usada em decorações para casa, estúdios de TV, ao ar livre, uso outdoor. Com a fita digital você pode controlar cada diodo de LED separadamente, criando várias cores em uma fita de LED; pode ser controlada por software de vídeo, transmissão de vídeo ao vivo, Art-Net, cartão SD, etc; pode ser cortado e controlado de um em um LED, ou seja, você pode endereçar uma cor para cada LED individualmente e pode ser aplicada em todos os lugares da fita RGB analógica. A fita digital, por sua versatilidade e facilidade para controlar até um único chip (endereçamento) essas fitas digitais tornam-se ideal para cenografia, televisão, vídeo, clubs, casas de show, casas noturnas, etc.